Negociar na direção de uma tendência forte reduz o risco e aumenta o potencial de lucro. O Índice de Força Relativa ajuda os traders a tomar decisões informadas. A negociação de tendências tenta capturar ganhos por meio da análise do momentum de um ativo em uma direção específica.
O índice de força relativa (RSI) é um indicador de momentum que mede a magnitude das mudanças recentes de preços para avaliar as condições de sobrecompra ou sobrevenda no preço de uma ação.
Existem várias maneiras de utilizar a média móvel. O primeiro é olhar para o ângulo da média móvel. Se ele estiver se movendo principalmente horizontalmente por um longo período de tempo, então o preço não está tendendo, ele está variando. Uma faixa de negociação ocorre quando um título negocia entre preços altos e baixos consistentes por um período de tempo.
Se a linha da média móvel está inclinada para cima, a tendência de alta está em andamento. No entanto, as médias móveis não fazem previsões sobre o valor futuro de uma ação; eles simplesmente revelam o que o preço está fazendo, em média, durante um período de tempo.
Como configurar o RSI?
A maioria dos traders prefere um gráfico candlestick e pares de moedas como EUR / USD, EUR / JPY, ações e criptomoedas. Ative o indicador RSI em sua plataforma de negociação. Se você usar intervalos de tempo de 15 minutos ou mais, recomendamos o período 14. Se você negociar opções de turbo, aumente o período para 24-26 para reduzir a influência prejudicial do ruído do mercado.
Como todos os osciladores, o Índice de Força Relativa está localizado abaixo do gráfico de preços. Consiste em níveis e uma linha de sinal. Normalmente é usado para verificar os sinais ao cruzar as zonas. No entanto, vamos tentar algo diferente.
Na verdade, se você prestar atenção ao formato do gráfico de velas e da linha de sinal RSI, perceberá que eles se duplicam parcialmente. No entanto, eles não são idênticos. O RSI é construído em um período separado e não reage a picos de preços de curto prazo. Portanto, a linha de sinal RSI é uma versão mais suave da tendência no gráfico de preços. É por isso que vamos traçar linhas técnicas no indicador.
Existem alguns conselhos que todos os traders devem considerar:
- Em primeiro lugar, não reaja a sinais falsos.
- Em segundo lugar, o RSI mostra a tendência mais claramente.
- Em terceiro lugar, o RSI indica a força e a direção de uma tendência, portanto, você pode identificar melhor os rebotes e rupturas.
Opções de negociação usando o Índice de Força Relativa
Conforme mencionado acima, o índice de força relativa (RSI) é um indicador de momentum que mede a magnitude das mudanças de preços recentes para avaliar as condições de sobrecompra ou sobrevenda no preço de uma ação.
Por exemplo, suponha que a tendência de longo prazo de uma ação seja de alta. Um sinal de compra ocorre quando o RSI se move abaixo de 50 e depois volta acima dele. Essencialmente, isso significa que ocorreu um retrocesso no preço. Portanto, o trader compra uma vez que a retração pareça ter terminado (de acordo com o RSI) e a tendência esteja sendo retomada. Os níveis de 50 são usados porque o RSI normalmente não chega a 30 em uma tendência de alta, a menos que uma reversão potencial esteja em andamento. Um sinal de negociação curta ocorre quando a tendência é de baixa e o RSI se move acima de 50 e, em seguida, volta abaixo.
É o suficiente para construir uma linha de tendência no indicador e comprar uma opção em um sinal forte. Esses incluem:
- Recupere da linha de tendência na direção da tendência principal;
- Quebra do nível técnico com seu reverso.
A expiração deve ser definida pelo menos o tempo de formação de três barras.
Os indicadores podem simplificar as informações de preços, além de fornecer sinais de tendência de comércio e avisos sobre reversões. Os indicadores podem ser usados em todos os períodos de tempo e, na maioria das vezes, eles têm variáveis que podem ser ajustadas para atender às preferências específicas de cada trader. Os comerciantes podem combinar estratégias de indicadores – ou apresentar suas próprias diretrizes – de forma que os critérios de entrada e saída sejam claramente estabelecidos para as negociações.
As estratégias baseadas em RSI resistiram ao teste do tempo e continuam sendo ferramentas populares para traders de tendência interessados em analisar certos indicadores de mercado.